Geral

Alerta: Rio Jacuípe próximo do limite de inundação



O Rio Jacuípe continua sendo monitorado de perto pela Defesa Civil devido ao aumento constante de seu nível. No início da tarde, mesmo com uma desaceleração na velocidade de crescimento, o rio ainda subiu 11 cm em apenas uma hora, atingindo a marca de 515 cm.

Este valor está apenas 15 cm abaixo do limite de inundação de 530 cm, e já há relatos de água invadindo casas com calhas mais baixas ao longo de suas margens.

Às 15h, uma nova atualização mostrou que o nível havia alcançado 528 cm, ficando a apenas 2 cm de transbordar. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) emitiu um alerta hidrometeorológico pela manhã, alertando sobre o aumento dos níveis dos rios no estado. O Rio Jacuípe, em particular, já está em estado de atenção para transbordamento ao longo do dia.

Segundo informações da Sala de Alerta da Semarh, as chuvas contínuas desde a sexta-feira até a madrugada de sábado, especialmente no litoral e na Zona da Mata, contribuíram significativamente para o aumento dos níveis dos rios. O Rio Jacuípe experimentou um aumento considerável, superando a marca de atenção de 420 cm na noite anterior e estabilizando em 440 cm durante a madrugada, antes de subir para 483 cm às 10h00 da manhã de sábado. 

Os demais rios monitorados, como Mundaú, Paraíba, São Miguel, Manguaba, Santo Antônio, Camaragibe e Jacarecica, apresentaram elevações menores, sem riscos iminentes de transbordamento até o momento. A Semarh recomenda que as defesas civis municipais continuem monitorando de perto a situação nessas localidades. 


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Geral

Avenida Walter Ananias, no Jaraguá ficará interditada a partir desta quarta (04)

  • 3 de janeiro de 2023
A partir desta quarta-feira (04) às 8h, a Avenida Walter Ananias, no Jaraguá, será interditada de forma emergencial para as
Geral

Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores estão com o título cancelado

  • 4 de janeiro de 2023
Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas e