Alagoas

Fernando Collor deixa presídio em Maceió e passa a cumprir prisão domiciliar por decisão do STF



Na noite de quinta-feira, 1º de maio de 2025, o ex-presidente Fernando Collor de Mello deixou o presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió, para cumprir prisão domiciliar. A decisão foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base em razões humanitárias, considerando a idade de 75 anos de Collor e seu estado de saúde, que inclui doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apoiou a medida, apesar de o presídio ter informado que o tratamento poderia ser realizado no sistema prisional, desde que respeitadas as particularidades de sua condição.

Collor foi preso em 25 de abril de 2025, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, enquanto se preparava para embarcar para Brasília. Ele foi condenado em 2023 a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionados a irregularidades na BR Distribuidora. Segundo o STF, Collor, com a ajuda de empresários, recebeu R$ 20 milhões em propinas para facilitar contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia.

A defesa de Collor solicitou o reconhecimento da prescrição do crime de corrupção passiva, mas tanto a PGR quanto o ministro Moraes rejeitaram esse pedido. Com a concessão da prisão domiciliar, Collor deverá usar tornozeleira eletrônica e só poderá receber visitas de seus advogados.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Alagoas Clima

Cidade Alagoana Registra Temperatura Recorde com Quase 40°C

  • 17 de março de 2025
A cidade de Piranhas, às margens do Rio São Francisco, registrou a temperatura mais alta do Brasil nesta segunda-feira (17).
Alagoas

“Boto-Cinza é encontrado morto em praia de Alagoas; espécie está ameaçada de extinção”

  • 23 de março de 2025
Um boto-cinza (Sotalia guianensis) foi encontrado morto na praia da Barra de Santo Antônio, localizada no Litoral Norte de Alagoas,