Alagoas Polícia

Apreensões de adolescentes crescem em Alagoas, mas internações chegam ao menor nível desde 2018



O número de adolescentes apreendidos em Alagoas teve um aumento expressivo, registrando crescimento de 87% entre 2023 e 2024, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Apesar disso, o total de internações em unidades socioeducativas caiu para 128 em 2024, o menor índice desde 2018.

O doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal de Alagoas, Fernando de Jesus Rodrigues, avalia que o aumento das apreensões pode estar mais ligado a mudanças nas políticas de segurança pública do que a um crescimento real da criminalidade juvenil. Ele destaca o aumento de abordagens de rua, operações em áreas de lazer e a instalação de câmeras de monitoramento como fatores que influenciam esse cenário.

Rodrigues também observa que muitos adolescentes envolvidos em atividades ilícitas desempenham funções de baixo risco e remuneração no mercado de drogas, o que os torna mais vulneráveis à violência. Em 2023, 64 jovens de até 17 anos foram assassinados em Alagoas, número que subiu para 72 em 2024.

Por outro lado, a redução das internações pode refletir uma mudança na abordagem do sistema de justiça, com maior uso de medidas socioeducativas alternativas, como a prestação de serviços à comunidade. Rodrigues destaca que essa tendência já vinha sendo observada no anuário de 2023 e representa uma tentativa de oferecer alternativas à privação de liberdade para os adolescentes em conflito com a lei.

Em resumo, embora o número de apreensões tenha aumentado, a redução das internações e o crescimento da violência juvenil apontam para a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre as políticas públicas voltadas à juventude em situação de vulnerabilidade em Alagoas.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Polícia

Polícia procura por PM suspeito de matar empresário italiano em Mal. Deodoro

  • 4 de janeiro de 2023
A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) deu início às investigações sobre o assassinato do empresário italiano Fabio Campagnola, que foi
Polícia

Dupla é presa em flagrante tentando sacar R$ 40 mil em agência bancária

  • 4 de janeiro de 2023
Dois homens foram presos em flagrante, nesta quarta-feira (04), enquanto tentavam aplicar um golpe em uma Agência da Caixa Econômica