Uma baleia jubarte chamou a atenção de banhistas e moradores na praia de Jatiúca, em Maceió, na tarde da última sexta-feira (12). O animal foi flagrado mergulhando e realizando saltos, em um espetáculo que rapidamente viralizou nas redes sociais.
O registro foi feito pela empreendedora Andréa Beltrão, que contou ter saído do trabalho ao ser alertada por uma colega sobre a presença do animal. “Eu já fui ligando o celular e consegui filmar dois pulos. Estava distante, mas foi uma cena emocionante, de arrepiar”, relatou.
De acordo com o Instituto Biota de Conservação, a presença de baleias próximo à costa é comum nesta época do ano, período em que os animais se aproximam para reprodução. Recentemente, outras duas jubartes também foram vistas no litoral de Alagoas.
O Biota reforça que, apesar da beleza do espetáculo, é proibido se aproximar ou tentar contato com as baleias. Além do risco à segurança, muitas delas podem estar acompanhadas de filhotes, o que exige ainda mais cautela.

