Entre os dias 26 e 28 de setembro, Maceió (AL) recebeu a etapa final do Aloha Spirit Festival, considerado um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo. As provas aconteceram na praia da Pajuçara, reunindo quase mil atletas vindos de 15 estados.
Além dos competidores, cada atleta trouxe em média dois acompanhantes, o que representou um impacto estimado entre R$ 3 e R$ 5 milhões na economia local. O cenário das disputas foi a orla de Pajuçara, próxima à nova roda-gigante da cidade.
Durante o evento, foram definidos não apenas os campeões da etapa alagoana, mas também os vencedores gerais da temporada 2025.
O diretor-geral do festival, João Castro, destacou a importância de consolidar a etapa no Nordeste e afirmou que, pelo segundo ano consecutivo, Maceió mostrou ser uma escolha acertada.
Mais de 900 premiações foram entregues ao longo do fim de semana. Entre os destaques:
- Canoa Havaiana (V1): vitórias de Reginaldo Birckbeck e Mariana Matheus, do Rio de Janeiro.
- OC1: título para Juan dos Anjos (RJ).
- Maratona Aquática (4 km): o alagoano Lucas Nobre e a também alagoana Patrícia da Silva Lima Chagas conquistaram o primeiro lugar.
- Stand Up Paddle: Luiz Carlos Guida (SP), hexacampeão brasileiro, levou o título no masculino; no feminino, vitória para Roseli Krepel (PR). Já na prova técnica, Guida repetiu o feito entre os homens, e Jessika Matos (SP) venceu entre as mulheres.
Com o encerramento em Maceió, o Aloha Spirit fará uma pausa até março de 2026, quando retorna em Saquarema (RJ) com o tradicional Saquarema Grand Slam, evento de dez dias que também será palco da premiação anual.
Para João Castro, o sucesso do festival em Alagoas é resultado da união entre organização, atletas e apoio local. Ele agradeceu à Prefeitura de Maceió, às equipes de suporte e ao secretário municipal de Esporte, Eduardo Canuto, pela receptividade e suporte logístico.

