A Barra de São Miguel, no litoral Sul do estado, tem 59,3% das residências desocupadas, segundo dados do Censo 2022 divulgado na última semana. A cidade faz parte do grupo de 53 municípios com mais moradias desocupadas que ocupadas, àquelas com população flutuante, habitada em temporadas específicas como períodos de férias e feriados longos. Ainda assim, Barra de São Miguel aumentou o número de habitantes, passando de 7.573 para 7.944, entre os censos de 2010 e 2022. O percentual de alta foi de 4,70%.
O IBGE contabilizou 18 milhões de residências não ocupadas no Brasil, 87% a mais que na comparação com o Censo 2010. O percentual é mais que o dobro da média geral de residências, que ficou em 34%. O instituto divide as residências vazias em dois tipos: as ocupadas ocasionalmente e as desocupadas de forma permanente.
No total, o país tem mais de 5.500 cidades, de acordo com o Censo. A maior parte dos 53 municípios está concentrada no litoral, assim como a cidade alagoana. Para o Censo, um domicílio só entra na contagem oficial se efetivamente alguém mora no local. Caso não, mesmo que pessoas passem um tempo lá com frequência, o imóvel é considerado não ocupado.
No caso das 53 cidades com maiores percentuais, todas têm ampla maioria de imóveis ocupados ocasionalmente e são conhecidas por receberem turistas que passam apenas uma temporada.
Fonte: Extra Alagoas