Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta sexta-feira (11) pela revista Veja revelou que o prefeito de Maceió, JHC, tem aprovação de 74,6%, estabelecendo-se como o segundo prefeito de capital mais bem avaliado no Brasil.
JHC fica atrás somente de Antônio Furlan, do Macapá, com uma aprovação de 81,4%. O pódio é completado por Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, chamando atenção para a tendência forte de reeleição nos municípios citados.
A pesquisa realizada entre março e julho deste ano pelo instituto Paraná Pesquisas mapeou catorze cidades e revelou que dez dos atuais prefeitos lideram as sondagens de intenção de voto. JHC é reprovado por apenas 21,2% da população. 4,1% não responderam.
A boa popularidade dos prefeitos em exercício pode ser atribuída em parte ao aumento substancial de receitas nas cidades nos últimos anos, uma média de 20% nas capitais entre 2018 e 2022, de acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole, da Universidade de São Paulo (CEM/USP). Esse cenário é exemplificado pela maior cidade do país, São Paulo, onde a arrecadação aumentou significativamente.
Alguns dos candidatos à reeleição que despontam com vantagem já foram os vencedores das eleições de 2020. Um exemplo é o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que conquistou a maior votação proporcional do país na última corrida municipal (64,2% dos votos válidos) e agora desfruta de uma aprovação de 68% da população da capital baiana.
Em Recife, João Campos (PSB), que enfrentou um segundo turno acirrado contra Marília Arraes, tem atualmente uma aprovação de 66,3% entre os eleitores.
Fonte: Extra Alagoas