Trabalhadores da educação da rede estadual de Alagoas decidiram nesta quarta-feira,6, suspender a greve após conquistar avanços na extensa pauta de reivindicações. Com a decisão, as atividades nas escolas serão retomadas já na próxima segunda-feira, 11. A paralisação dos trabalhos foi decretada no dia 21 de agosto.
O presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, informou que a suspensão do movimento foi possível porque o governo do estado se comprometeu a reformular o Plano de Cargos (PCC) para corrigir distorções na carreira. “Isso garante valorização real nos nossos salários. É uma grande conquista que só foi possível com a greve. Somando isso aos 5,79%, à mudança de letra dos funcionários e ao aumento de carga horária, à implantação de vale-transporte, vale-refeição e à revisão do valor do difícil acesso, saímos vitoriosos e seguiremos na luta em nossos locais de trabalho”, garantiu.
A reformulação do PCC vem para reconhecer titulações, organizar questões como tempo de serviço, que foram perdidas com o último plano, e com certeza é uma das grandes conquistas da greve que atinge toda a categoria, ativos e aposentados, segundo enfatiza o sindicalista.
Um grupo de trabalho será constituído com o Sinteal, SEPLAG, SEDUC e SEFAZ, com prazo até 30 de outubro para finalizar o projeto de lei. “Se não se concretizar, a categoria está pronta para retomar a greve”, ressalva Izael.
NA segunda-feira, o governador interino Ronaldo Lessa recebeu representes do Sinteal e estabeleceu diálogo com a categoria visando ao fim da greve e à retomada das aulas.
Fonte: Extra Alagoas