Política

TSE marca julgamento de recurso de vereadores cassados em São Miguel dos Campos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a data de 29 de setembro para julgar um Recurso Especial Eleitoral ligado à fraude à cota de gênero pelo partido Progressistas (PP) em São Miguel dos Campos (AL) durante as Eleições Municipais de 2020.

Nesse processo, que se desencadeou após a identificação de uma candidatura feminina fictícia, foram cassados os mandatos dos vereadores Lauter Cavalcante, Simone Lima, Jalmir Santos e Assis do Mercado, todos representantes do Partido Progressista.

O Ministro Benedito Gonçalves, responsável pelo caso, conduzirá a discussão que pode manter a nulidade dos votos obtidos pelo PP no município, bem como a manutenção da cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda e os diplomas das candidaturas a eles vinculadas.

A denúncia aponta que a coligação do PP em São Miguel dos Campos não cumpriu a obrigação da cota de gênero, que requer 30% das candidaturas femininas. Como resultado, todos os vereadores eleitos pelo PP no município tiveram seus mandatos cassados pela justiça eleitoral.

A coligação enfrenta acusações de ter apresentado candidaturas femininas fictícias, ou seja, mulheres que não teriam efetivamente participado da campanha para conquistar um cargo eletivo.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Política

Linhas 072 e 601 receberão novas viagens aos domingos e feriados​

  • 30 de dezembro de 2022
Linhas 072 e 601 receberão novas viagens aos domingos e feriados A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforça
Política

Lula anuncia Renan Filho como ministro dos Transportes

  • 30 de dezembro de 2022
O presidente eleito, Luiz Inácio Lulada Silva (PT), anunciou que o senador eleito Renan Filho (MDB-AL) assumirá o Ministério dos