Centenas de cães foram encontrados em condições precárias em uma suposta ONG no bairro de Santa Amélia, em Maceió, nesta quinta-feira, 28. A Polícia Civil de Alagoas, em conjunto com a Vigilância Sanitária de Maceió e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), visitou o local após denúncias de vizinhos.
Os animais estavam desorganizados, alguns apresentando sinais de doença, e ossadas de outros foram encontradas, levantando suspeitas de canibalismo entre os cães.
A Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal está tomando medidas para autuar a responsável pelos cachorros por maus-tratos. O delegado Robervaldo Davino abriu um inquérito para investigar a situação, que ele descreveu como “caótica”.
“Cães doentes, outros passando fome, e inclusive, praticando o canibalismo, já que não estão sendo alimentados. Recolhemos, inclusive ossadas”, detalhou o delegado.
A operação conjunta envolveu diversos órgãos, incluindo o IMA, Sudes, Vigilância Sanitária, Controle de Zoonozes e Curso de Veterinária da UFAL. No entanto, ainda não foi determinado o destino dos cerca de 300 animais resgatados, já que não há um local adequado para abrigá-los.
Embora os proprietários da residência aleguem ser uma ONG, a Polícia Civil considera o caso como acumulação irresponsável de animais.
Fonte: PC/AL