O preço cobrado por clínicas privadas em Maceió sobre a vacina contra a meningite tipo B tem variação de até 22,54% segundo pesquisa realizada pelo Procon Maceió e pela Comissão de Direito do Consumidor da OAB. O imunizante não está disponível no SUS e custa nas clínicas entre R$ 600 e R$ 700.
Foram pesquisados valores em nove clínicas da capital de Alagoas, onde o número casos da doença é prevalente em relação aos demais municípios. As clínicas apresentarem as notas fiscais de compra do imunizante junto aos distribuidores e de venda aos consumidores para que a fiscalização averiguasse incidência de preços abusivos – sobretudo, pelo fato de a cidade estar atravessando um surto da doença e, consequentemente, aumento da procura pelo imunizante .
“Para o Procon, é importante que o consumidor fique atento e crie o hábito de pesquisar os preços antes de realizar qualquer tipo de compra. No caso das vacinas, o Procon ainda alerta para o fato de que a rede pública disponibiliza, gratuitamente, muitos imunizantes também oferecidos nas clínicas privadas e que, para economizar, é recomendável que o consumidor só adquira na rede particular as vacinas que não são oferecidas pelo SUS”, orientou o órgão.
Na rede pública de Maceió estão disponíveis os imunizantes contra a meningite meningocócica do tipo C, meningocócica conjugada C, meningocócica conjugada A, C, W e Y, BCG, Pentavalente e a Pneumocócica 10.
Fonte: Assessoria