Mundo

Alagoanos retornam ao Brasil após fugirem da guerra em Israel: emoção e alívio marcam chegada a Maceió



Na noite desta quinta-feira, 12, oito alagoanos que deixaram Israel em meio ao conflito com o grupo terrorista Hamas finalmente chegaram a Maceió. No saguão do Aeroporto Zumbi dos Palmares, eles foram calorosamente recebidos por seus familiares, vivenciando uma sensação de segurança ao deixar o Oriente Médio.

Em uma entrevista exclusiva à TV Pajuçara, a nutricionista Kathia Lopes, uma das sobreviventes, compartilhou seus momentos de pânico vividos em Israel. Ela ressaltou que só sentiu verdadeira tranquilidade ao pisar em solo alagoano, enfatizando que, embora existam problemas em todos os lugares, eles não se comparam ao que enfrentaram.

Kathia também relatou a angústia de escapar de um atentado no aeroporto de Tel-Aviv, durante a tentativa do grupo de deixar o país. “Estávamos fazendo check-in quando houve uma explosão. Todos nós vivemos a situação de guerra, nos agachamos, entramos em pânico e, de repente, todos começaram a correr, abandonando malas e tudo mais, para se esconder em um bunker”, lembrou.

“Era um momento em que pedíamos misericórdia a Deus, para que pudéssemos viver novamente. Imploramos a Ele para nos proteger. Ouvíamos o som das bombas e, do hotel, víamos os mísseis se dirigindo a Jerusalém. Foi uma experiência terrível, uma verdadeira situação de guerra”, continuou a nutricionista.

A psicóloga Mariana Vieira, filha de Kathia, revelou o alívio de receber sua mãe sã e salva. “Ela nos manteve informados o tempo todo. Apesar de tudo, todos estão bem e chegaram em paz. Foi tudo muito rápido. A ação do Governo Federal foi ágil e favorável para nós”, disse emocionada.

Entenda: Os oito alagoanos conseguiram deixar a área do conflito a bordo da segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu de Israel com destino ao Rio de Janeiro. Em seguida, foram transportados para Maceió em um avião da companhia aérea Azul, em parceria com o governo brasileiro.

Desde a última semana, um ataque surpresa do Hamas iniciou uma guerra com Israel, resultando em milhares de mortes, incluindo mulheres e crianças, devido aos intensos bombardeios. Além disso, há um grande número de feridos em decorrência dos ataques. A chegada segura dos alagoanos é um alívio nesse contexto de violência e instabilidade na região do Oriente Médio.

com informações TNH1


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Mundo

Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

  • 31 de dezembro de 2022
O papa emérito Bento XVI morreu aos 95 anos neste sábado (31), anunciou o Vaticano. O alemão Joseph Ratzinger nasceu
Mundo

EUA permitem venda de pílulas abortivas em farmácias

  • 5 de janeiro de 2023
Uma novidade no governo Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, permitiu a venda de pílulas abortivas mifepristona, em farmácias. Esta