Devido aos danos causados pelo fogo e ao comprometimento na estrutura da loja de eletrodomésticos e móveis no centro de Maceió, existe a possibilidade de que o estabelecimento comercial seja demolido. A Defesa Civil do Município vai avaliar tanto o imóvel incendiado como os vizinhos e produzir um relatório sobre o sinistro, apontando ou não a necessidade da demolição.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Abelardo Nobre, após o trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros, uma equipe técnica irá até o imóvel para realizar o levantamento dos danos causados à estrutura da loja. Ele não descarta a possibilidade de demolição de todo o imóvel.
“Há um comprometimento da estrutura da loja incendiada. Não temos informações finais dos prédios vizinhos, mas, pela experiência do nosso trabalho, quando há um dano estrutural como esse que foi apresentado de forma preliminar, a solução da eliminação do risco é através da demolição. Porém, vamos aguardar o final dos trabalhos para confirmar”, disse Abelardo.
Ainda nesta quarta-feira, a Defesa vai utilizar drones para visualizar o imóvel por cima e, assim, realizar uma vistoria da estrutura. No momento, a recomendação é de que as duas lojas vizinhas ao estabelecimento sejam totalmente evacuadas até que o incêndio seja totalmente debelado.
“Vamos esperar o processo físico de retração ou dilatação das paredes e, com isso, os técnicos entram na edificação para fazer o relatório final”, afirma.
“É bom lembrar que essa mesma loja, há oito anos, teve um episódio de incêndio, então, a gente alerta que é preciso ter cuidado, principalmente no período de altas temperaturas, com a questão de instalações elétricas, das normas do corpo de bombeiros para evitar esse tipo de situação”, reforçou Nobre.
Após o relatório final, a Defesa Civil deve fazer recomendações tanto aos proprietários da loja incendiada, quanto a qualquer outro órgão que tenha responsabilidade com o sinistro. O objetivo, segundo ele, é que sejam evitados novos incêndios como o registrado na manhã de hoje.
A presidente da Aliança Comercial, Andrea Geraldo, disse que todas as lojas do Centro vão funcionar normalmente nesta quarta.
“Todas as forças de segurança municipal e estadual estão fazendo o isolamento para garantir a segurança da grande população que frequenta o centro todos os dias. Quero comunicar, também, que essa loja está isolada, garantindo a segurança, porém, os demais estabelecimentos do Centro estarão abertos hoje”, finalizou.
GazetaWeb