Entretenimento

Morre a compositora Rita de Cássia, autora de ‘Meu Vaqueiro, Meu Peão’

Autora de clássicos do forró eletrônico como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de Um Vaqueiro”, a cantora e compositora cearense Rita de Cássia morreu na noite de terça-feira, 03 de janeiro, em Fortaleza.

Natural de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, a artista estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de um hospital particular.

Ela deu entrada na unidade hospitalar na mesma data e não resistiu a uma fibrose pulmonar, doença que ocorre quando o pulmão fica com cicatrizes no tecido ou passa a ser mais endurecido. A enfermidade reduz a capacidade de expansão do órgão no processo de respiração.

Em recentes postagens no Instagram, a compositora apareceu com voz ofegante em rápidas mensagens de vídeo em comemoração ao Natal e ao Ano Novo.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas lamentou a morte da compositora, a quem descreveu como uma das maiores referências do forró. ” O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país”, disse.

O velório e o enterro da cantora irão acontecer em Alto Santo, em horário a ser divulgado.

SUCESSOS

Na década de 1990, Rita de Cássia firmou forte parceria com Emanuel Gurgel, empresário dono das bandas Mastruz com Leite e Cavalo de Pau.

Ela ficou conhecida nacionalmente pelas letras impulsionadas nas vozes de vocalistas da Mastruz. O repertório de Rita de Cássia ficou marcado por aliar a vida dos vaqueiros com romances e as vaquejadas.

FORROZEIROS DE LUTO

A morte de Rita de Cássia causou tristeza geral e vários fãs e amigos lamentaram, principalmente músicos que admiravam o trabalho dela.

A banda Mastruz com Leite, que gravou vários sucessos da compositora, prestou homenagem: “Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto. Tudo isso faz parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo. Seu legado será eterno Rita de Cássia”.

“Descanse em paz, jamais será esquecida!”, escreveu o cantor Wesley Safadão.

Lucy Alves, a Brisa de “Travessia”, gravou um vídeo comentando sobre a cantora e compositora cearense: “Queria externar a minha saudade. Acho que Rita de Cássia vai deixar muita saudade pra todos nós. Uma inspiração, uma referência feminina, compositora das grandes. (…) Rita partiu, mas deixou um legado muito bonito e importante pra gente. Viva Rita de Cássia”.

O escritor e poeta Bráulio Bessa destacou a importância da artista: “Rita, minha amiga e conterrânea, colega de sala de minha mãe aqui em Alto Santo. Que tristeza, meus amigos”, disse ele.

Xand Avião compartilhou um vídeo em que canta “Pedaço de Solidão”, ao lado da compositora: “Você será eterna em nossos corações”, escreveu.

A forrozeira Mari Fernandez, nascida em Alto Santo, mesma cidade de Rita, lamentou a perda da conterrânea: “Você foi exemplo como ser humano, ajudando tantos compositores e foi inspiração também com suas letras lindas, minha conterrânea”, disse.

Taty Girl também homenageou a amiga Rita de Cássia. “Não consigo acreditar #ForroDeLuto Descanse, minha poeta”, escreveu a forrozeira.

A banda Noda de Caju ressaltou que a compositora foi ‘única’. “Sua extensa obra será lembrada para sempre e ela estará eternamente nos nossos corações”.

*OFuxico


Avatar

admin

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dá uma olhada

Entretenimento

Verão Massayó: Bloco Maceió é Massa leva Bell Marques para a orla da Pajuçara

  • 30 de dezembro de 2022
O Verão Massayó já chegou movimentando a estação mais quente do ano. A programação divulgada pelo prefeito JHC, mostra que
Entretenimento

Neymar é flagrado cantando pagode durante velório de Pelé

  • 3 de janeiro de 2023
Nas últimas 24 horas, um assunto virou alvo de polêmica nas redes sociais: a ausência de vários jogadores e ex-jogadores