Um deputado da Ucrânia invadiu uma reunião de uma prefeitura do país e explodiu três granadas, matando uma pessoa e ferindo outras 26, disse a Polícia Nacional do país. O fato ocorreu na cidade de Transcarpátia, na região de Zakarpattia, no oeste da Ucrânia.
O caso foi registrado pelas câmeras da prefeitura, que gravavam a reunião. O vídeo abaixo, com imagens fortes, mostra o momento do ataque.
O deputado entra na sala enquanto um debate era mantido. Ele se posiciona em frente à porta da sala e começa a falar também, sem que os participantes prestem atenção. O político então tira a tampa de uma das granadas e a lança no chão, e repete a operação com pelo menos outros dois explosivos.
O político foi identificado pela imprensa ucraniana como Serhii Batryn. Ele é do mesmo partido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que ainda não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.
Batryn, segundo meios locais, vinha fazendo vídeos se queixando de políticos da cidade.
Segundo as autoridades, 26 pessoas ficaram feridas, seis delas em estado grave. O jornal “Kyiv Times” fala em um morto. O autor do crime também ficou ferido e, até a última atualização desta reportagem, estava sendo tratado em um hospital, ainda de acordo com a polícia.