Alagoas deve continuar enfrentando um período de calor intenso, com as temperaturas do ar permanecendo acima da média durante os meses de março, abril e maio, conforme apontado por dados disponibilizados nesta segunda-feira, 4, pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas.
“O El Niño é fator que aquece as águas do Oceano Pacífico, que contribui para a formação de uma massa de ar seco e quente, inibindo a formação de nuvens de chuva no Nordeste”, explica Bárbara Alves, meteorologista da Sala de Alerta da SPDEN/Semarh.
Quanto às chuvas, a previsão para o próximo trimestre aponta maior probabilidade de precipitações abaixo da média no Sertão e Sertão do São Francisco, enquanto nas demais áreas espera-se chuvas dentro da faixa normal.
Apesar do aumento térmico, a posição geográfica de Alagoas confere certa vantagem em relação a outras regiões do país, minimizando os impactos.
Alagoanos com as temperaturas mais altas do Brasil
No último domingo. 3, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a lista dos municípios com as temperaturas mais elevadas do Brasil, destacando Pão de Açúcar, Arapiraca e Palmeira dos Índios, em Alagoas.
No Sertão alagoano, Pão de Açúcar registrou 37.1ºC, conquistando a 11ª posição entre as cidades mais quentes do país. No Agreste, Arapiraca e Palmeira dos Índios não ficaram para trás, marcando 36.6ºC, ocupando respectivamente as 16ª e 17ª posições no ranking nacional de temperatura.
O levantamento do Inmet é realizado através de estações meteorológicas convencionais e automáticas. O destaque do dia foi o município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, que atingiu a marca de 38.8°C, seguido por Boa Vista, capital de Roraima, com 38.6ºC.
Extra Alagoas