A cidade de Maceió enfrenta uma intensa chuva desde a madrugada desta sexta-feira, 19, causando transtornos em várias localidades. Bairros como Cambona, Trapiche da Barra e Cruz das Almas foram os mais afetados, registrando acumulados de mais de 100 milímetros nas últimas 12 horas, conforme a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Humanos (Semarh).
A situação se agrava devido ao solo encharcado e ao transbordamento de galerias pluviais, resultando em alagamentos e aberturas de crateras. O Centro de Maceió também está próximo de atingir esses números alarmantes, aumentando o risco de deslizamentos de terra.
As chuvas que caem desde a madrugada em algumas regiões de Alagoas devem prevalecer neste sábado, 20, conforme previsão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Na Zona da Mata, no Litoral – incluindo a Região Metropolitana de Maceió – e no Baixo São Francisco, o tempo segue com chuvas isoladas neste sábado, com tempo encoberto.
No domingo, 21, deve chover com menos intensidade, com chuvas isoladas intercalando com períodos seco. Já no Sertão e no Sertão do São Francisco, a previsão é de chuvas isoladas no sábado e, no domingo, 21, possibilidade de chuva intercalando com períodos seco na maior parte dos períodos.
Segundo a meteorologista, não há risco de transbordamento de rios e lagoas, considerando que a ocorrência de chuvas com mais intensidade está sendo na região do Litoral.
Defesa Civil
A população pode receber alertas da Defesa Civil cadastrando-se na plataforma por SMS, WhatsApp ou Telegram. Basta enviar o CEP para o número 40199 por SMS ou interagir via WhatsApp (61) 2034-4611.