A gestão do prefeito JHC está transformando a educação da primeira infância em Maceió, com o programa Gigantinhos que disponibiliza 10 mil novas vagas em creches e escolas até o final de 2024, dobrando a capacidade atual, além da aquisição de climatizadores de ar e de fardamento para 55 mil estudantes da rede municipal. O investimento de R$ 211,3 milhões é histórico e põe fim à angústia vivida por milhares de famílias maceioenses durante anos.
“Quando chegamos aqui, encontramos Maceió com indicadores que nos colocavam nas últimas colocações do Nordeste na educação, as vagas eram insuficientes para o número de crianças que precisavam estudar. Faltava coragem para investir na educação, para solucionar problemas antigos e achar encaminhamentos que a gente pudesse, sobretudo, cuidar das nossas crianças, mas estamos mudando essa realidade”, afirma JHC. Quando JHC assumiu a prefeitura, Maceió contava com 9.500 alunos de 0 a 5 anos matriculados na rede municipal. Desde então, a gestão já ampliou esse número para 11.200 crianças, com creches espalhadas por toda a capital.
Com o Gigantinhos, até o final deste ano a administração totalizará 21.200 vagas. Isso significa que, em apenas três anos e meio, o Município terá disponibilizado mais vagas de creche do que todas as gestões municipais anteriores somadas. Até o fim de abril, metade das novas vagas de creche em Maceió foram preenchidas, beneficiando crianças de 0 a 5 anos em bairros como Antares, Chã da Jaqueira e Tabuleiro. Serão construídos 10 novos Gigantinhos em várias localidades, incluindo Benedito Bentes e Jacintinho.
As creches funcionam em tempo integral e dispõem de berçários, cozinha, brinquedoteca, pátio externo e playground. Além disso, contam com um cardápio variado com seis refeições diárias, garantindo alimentação adequada para os pequenos, incluindo café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, janta e ceia.