Geral

Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média em várias regiões do Brasil



O mês de fevereiro começou com uma onda de calor que afeta áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e se estende até a próxima quarta-feira (5). O órgão emitiu os avisos amarelo e laranja, que indicam perigo potencial e perigo, respectivamente, com temperaturas que podem superar em até 5°C a média climatológica para a época.

O aviso laranja abrange grande parte do Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões sudoeste e noroeste, além da área metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo se estende ao oeste de Santa Catarina, à região metropolitana de Porto Alegre e ao noroeste gaúcho.

As previsões apontam para temperaturas máximas entre 35°C e 40°C em grande parte do Rio Grande do Sul, e a Grande Porto Alegre pode registrar valores próximos aos 40°C nos próximos dias.

Em outras regiões do Brasil, o Inmet prevê chuvas dentro ou acima da média climatológica para fevereiro, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. No entanto, algumas áreas do leste do Acre, sul do Pará e Amazonas, além de partes de Rondônia, Tocantins e Bahia, devem registrar volumes de chuva abaixo da média.

O leste da Bahia, Alagoas e Sergipe devem ter precipitações inferiores a 80 mm. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar abaixo da média, embora em áreas do noroeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, e nas faixas leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, as chuvas podem ser mais intensas, superando os 160 mm.

Além disso, a previsão é de que as temperaturas se mantenham acima da média em grande parte do país, com valores que podem ultrapassar os 26°C, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Geral

Avenida Walter Ananias, no Jaraguá ficará interditada a partir desta quarta (04)

  • 3 de janeiro de 2023
A partir desta quarta-feira (04) às 8h, a Avenida Walter Ananias, no Jaraguá, será interditada de forma emergencial para as
Geral

Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores estão com o título cancelado

  • 4 de janeiro de 2023
Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas e