A Catedral Metropolitana de Maceió está realizando uma série de celebrações para a Semana Santa de 2025, proporcionando aos fiéis momentos de reflexão e espiritualidade.
Sexta-feira Santa (18 de abril)
Neste dia, a Igreja não celebra a Eucaristia. A programação inclui:
- 12h: Ofício da Agonia.
- 15h: Celebração da Paixão do Senhor, composta por liturgia da palavra, oração universal e adoração da cruz.
- Em seguida, Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro de Maceió.
O silêncio é uma característica marcante desta celebração, simbolizando a ausência de Cristo. As hóstias distribuídas são consagradas na Missa da Ceia do Senhor, realizada na véspera. Os fiéis são convidados à oração, jejum e penitência, contemplando o sacrifício de Cristo.
Sábado Santo (19 de abril)
Conhecido como o “sábado do silêncio”, este dia antecede a celebração da ressurreição de Jesus. Às 19h30, ocorre a Vigília Pascal, iniciando com a Liturgia da Luz e proclamando a vitória da vida sobre a morte.
Domingo de Páscoa (20 de abril)
As celebrações da ressurreição do Senhor acontecem:
- 9h: Missa Solene.
- 19h: Missa Solene.
A festividade da Páscoa se estende por oito dias, conhecidos como Oitava da Páscoa, celebrando continuamente o mistério da ressurreição.
A Semana Santa é um período propício para a oração pessoal, participação nas celebrações litúrgicas e vivência da penitência, especialmente na Sexta-feira Santa, quando se recomenda o jejum, a abstinência de carne e a coleta para os lugares santos. O Papa pediu mais generosidade neste ano, considerando o sofrimento na Terra de Jesus, por conta das guerras.