O descarte irregular de resíduos da construção civil é um dos principais fatores responsáveis pelos mais de 180 pontos de acúmulo de entulho mapeados em vias públicas de Maceió.
Para combater esse problema, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) reforça as orientações sobre o descarte correto desse tipo de material e alerta que o descumprimento do Código Municipal de Limpeza Urbana pode gerar multas, com valores que variam de acordo com a quantidade de resíduos despejados de forma inadequada.
Com o objetivo de facilitar a destinação correta, a Alurb disponibiliza sete Ecopontos e um Ponto de Descarte Rápido (PDR) espalhados pela cidade. Nesses locais, o cidadão pode descartar gratuitamente até 1 metro cúbico de resíduos de construção civil. Caso o volume seja maior, é obrigatório contratar uma empresa especializada para o recolhimento.
De acordo com o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, os Ecopontos são fundamentais para quem realiza pequenas reformas e precisa de uma alternativa adequada para eliminar os resíduos. Ele ressalta, porém, que ainda é comum o descarte irregular nas ruas, o que aumenta os custos e o volume de trabalho para a limpeza urbana.
Os Ecopontos funcionam todos os dias da semana, das 6h às 18h. Além de realizar o descarte de forma correta, a população também pode contribuir denunciando infrações por meio do WhatsApp (82) 98802-4834 ou pelo aplicativo Limpeza é Massa (disponível para Android e iOS).
Endereços dos Ecopontos e do PDR:
- Pajuçara: Rua Campos Teixeira, nº 476
- Tabuleiro: Rua Botafogo (por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão)
- Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago
- Santa Lúcia: Av. Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis
- Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria – Cidade Universitária
- Gruta de Lourdes: Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, 143 – Gruta de Lourdes
- Petrópolis: Av. Jorge de Lima – Petrópolis
- Feitosa (PDR): Rua André Cardoso Borba, 366/394 – Feitosa

