A Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) deu aval ao requerimento do governador Paulo Dantas (MDB-AL) para adquirir um empréstimo de 300 milhões de dólares do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
O empréstimo, aprovado pela comissão ontem, 28, possui como objetivo central a alocação dos fundos no Programa Alagoas Mais Sustentável, conforme descrito na mensagem de Dantas, datada de junho deste ano e publicada no Diário Oficial, direcionada ao presidente da Assembleia, Marcelo Victor (MDB).
O valor captado também terá emprego na reestruturação e quitação das dívidas provenientes das transações de crédito estabelecidas com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, de acordo com informações fornecidas pelo governo.
Convertendo a quantia para a moeda nacional, o montante corresponde aproximadamente a 1,5 bilhão de reais, com base na atual variação cambial.
É válido destacar que o governador fez um pedido de avaliação urgente da proposta, respaldando-se no artigo 88 da Constituição Estadual, visando agilizar os trâmites.
Fonte: ALE Alagoas