A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu, nesta quinta-feira (21), um alerta meteorológico, destacando condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva com rajadas de vento e incidência de raios em várias regiões do estado.
De acordo com o monitoramento da Superintendência, há risco iminente de alagamentos, especialmente em áreas com drenagem urbana deficiente, além de cheias em pequenos riachos. O alerta também ressalta a possibilidade de queda de galhos de árvores, placas, telhados mal fixados e descargas elétricas.
A principal região afetada será a faixa litorânea de Alagoas, incluindo a região metropolitana de Maceió, o Baixo São Francisco e a Zona da Mata. Nessas áreas, espera-se a ocorrência de chuvas intensas nas próximas 24 horas, devido ao aprofundamento de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera.
O padrão do escoamento atmosférico adjacente à costa leste da Região Nordeste contribui para o aumento das áreas de instabilidade, resultando em chuvas intensas. A Superintendência recomenda atenção especial às regiões ambientais mencionadas, bem como à região metropolitana de Maceió.
Em outras regiões ambientais do estado de Alagoas, a previsão indica a possibilidade de pancadas isoladas de chuva de curta duração, intercaladas com períodos de tempo seco. A Superintendência continuará monitorando as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo.