MACEIÓ

Fundação Cultural de Maceió inicia credenciamento dos artistas de rua

Pela primeira vez na história de Maceió, os artistas de rua serão credenciados pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), visando evitar transtornos durante a execução dos seus trabalhos e garantir uma melhor organização dos espaços urbanos. O primeiro credenciamento aconteceu nesta sexta-feira (15), com o artista Edmilson Mendes, também conhecido como Ceguinho do Centro.

A iniciativa do credenciamento surgiu após a aprovação da Câmara Municipal de Maceió do projeto de lei nº 263/2023 do vereador Leonardo Dias, que permite a apresentação de artistas de rua em Maceió sem a necessidade de autorização prévia, desde que o artista possua o credenciamento.

Fazendo jus à lei, que carrega o nome do emblemático Edmilson Mendes, a FMAC, juntamente com o vereador Leonardo Dias convidou o artista para ser o primeiro a realizar o credenciamento. Sendo o artista 001, seu Edmilson demonstrou sua felicidade e gratidão por essa homenagem.

“Eu estou feliz porque sei que agora a lei vai vigorar e a gente vai poder ter o nosso espaço público que não tinha. Estou muito feliz e que Deus abençoe a todos”, declarou o artista.

A lei tem como objetivo principal a desburocratização excessiva em cima das atividades artísticas, além de estabelecer parâmetros comuns para os artistas de rua, garantindo segurança e o bem-estar de todos. O credenciamento já está aberto para todos, sendo necessário apenas um documento original com foto e um comprovante de residência.

Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, o credenciamento desses artistas é mais um avanço da cultura maceioense e um marco da gestão.

“A FMAC é a casa dos artistas e nada mais justo do que garantir melhorias de trabalho para todos eles. A iniciativa do credenciamento dos artistas de rua é fantástica, até porque é necessário que a gente tenha como olhar para todos aqueles que vivem incansavelmente da arte em Maceió. Estou muito feliz e espero receber muitos artistas para realizar os credenciamentos”, disse ele.

O autor da lei, vereador Leonardo Dias, também celebrou a oficialização do primeiro credenciamento.

“Hoje é um dia muito importante para a cultura. O Edmilson Mendes foi homenageado através de uma lei de minha autoria, que dá autorização para que os artistas de rua possam se apresentar em espaços públicos, fazerem sua arte e ganharem seu dinheiro sem autorização prévia, observando apenas o ordenamento do passeio público”, destacou o vereador.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

MACEIÓ

Maceió segue na liderança entre os destinos mais procurados, segundo a Decolar

  • 19 de dezembro de 2023
Maceió permanece como o destino mais amado do Brasil. Segundo a operadora Decolar, uma das maiores da América do Sul,
MACEIÓ

Benedito Bentes vai ter Réveillon gratuito com queima de fogos e show de Mano Walter

  • 23 de dezembro de 2023
A Prefeitura de Maceió realizará uma festa para receber 2024 no Benedito Bentes. O evento, organizado pela Fundação Municipal de